São Peregrino – dia 04 de Maio

São Peregrino – dia 04 de Maio

São Peregrino – dia 04 de Maio

Santo protetor das pessoas com câncer

São Peregrino, frade da Ordem dos Servos de Maria, ficou conhecido como o protetor contra o câncer. Sofrendo desse terrível mal, a véspera de ter sua perna amputada, ele pediu, com muita fé, ao Senhor Jesus que o curasse. Em sonho, viu Jesus descer da cruz e tocar-lhe a perna. Ele foi curado.

São Peregrino nasceu na Itália, em 1265. Certo dia, enquanto ele orava na Igreja de Santa Maria da Cruz, apareceu-lhe visivelmente a Virgem Maria, que assim lhe falou: “Tu te chamas Peregrino. E Peregrino serás de nome e de fato. É preciso que vás à cidade de Sena. Ali encontrarás os frades chamados Servos da Virgem Maria. Insiste com eles para que te recebam em sua Ordem”. Lá foi acolhido pelos frades, que o vestiram com o santo hábito da Ordem dos Servos de Maria.

Mais tarde, por ordem do superior, acabou voltando para Forli, sua cidade natal, para trabalhar em nome do Senhor. Peregrino destacava-se pela caridade que tinha com os pobres e pelo zelo apostólico. Comia sempre de pé e rezava ajoelhado. Muitas noites, costumava rezar hinos e salmos. Meditava sem cessar a lei de Deus e empenhava-se com todas as forças para imitar os exemplos de Cristo.

Um inchaço numa perna provocou em Peregrino o surgimento de uma chaga infecciosa. À chaga e ao inchaço da perna juntou-se o câncer, que exalava um mau-cheiro insuportável para os que o assistiam e para ele próprio. Por isso, passou a viver isolado dos confrades. No entanto, apesar de encontrar-se nessa situação, não se queixava da sorte, mas suportava a enfermidade e o sofrimento com ânimo forte, confiante na palavra do Apóstolo que diz: “Quando sou fraco, então é que sou forte”.

Os médicos decidiram que seria necessário amputar a perna. Na véspera do dia marcado para a operação, durante a noite, Peregrino pediu ajuda a Jesus Cristo, seu Salvador. Com as forças que lhe restavam, arrastou-se até a imagem do Crucificado. Enquanto rezava, acabou adormecendo. No sono, viu Jesus descer da cruz e curar a perna. Ao acordar, deu-se conta que a perna estava curada e tão firme como se jamais tivesse estado doente!

São Peregrino morreu aos 80 anos. O santo foi canonizado em 1726, pelo Papa Bento XIII e proclamado “Padroeiro e protetor das pessoas com Câncer” pelo Papa Pio XII.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *