PALAVRA do Calendário do Mês de JUNHO de 2021

PALAVRA do Calendário do Mês de JUNHO de 2021

“É melhor um pedaço de pão seco e com paz,
que casa cheia de banquetes de discórdia” (Prov 17,1).

As pessoas mais felizes não são aquelas que mais têm, nem aquelas que participam dos banquetes, mas aquelas que celebram o amor, a amizade e o afeto, apesar da pobreza. A felicidade não é resultado da riqueza, mas da paz de espírito.
Em nome da ostentação muitas amizades são esquecidas, muitos relacionamentos entram em crise, muitos filhos são esquecidos e muitos pais são deixados de lado. Há muitos lares onde o valor está nas coisas, naquilo que querem mostrar aos outros; por conta disso, as necessidades internas de afetividade, perdão, diálogo, aceitação, não são supridas, pois a prioridade é tentar mostrar para os outros aquilo que não é. Este tipo de situação, normalmente, gera conflitos, mágoas, indiferença e desavenças.
Possivelmente, quando Salomão escreveu este provérbio, ele era aquele filho que trocaria toda a riqueza da casa de Davi por um lar que, mesmo a pão e água, pudesse viver em harmonia.
Evidente que a riqueza é uma bênção de Deus se conquistada com honestidade e trabalho. É Deus quem ilumina nossa inteligência e fortalece nossas mãos para adquirirmos riquezas. Por outro lado, o dinheiro adquirido com injustiça, mentir, enganar, roubar e corromper para obter vantagens financeiras não traz conforto para a alma.
Melhor é ser um pobre íntegro do que um rico desonesto. A felicidade não está nas coisas, mas em Deus. A segurança não está no dinheiro, mas em Cristo. A paz interior não está no quanto de dinheiro você tem, mas na habitação do Espírito Santo em seu coração.
Mas e você, o que valoriza? Jesus disse que onde está o nosso tesouro, ali também, está o nosso coração.

Por: Pe. André Massao Ozaki, SJ


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *