São José Maria Robles Hurtado – 26 de Junho

São José Maria Robles Hurtado – 26 de Junho

Fundou a Congregação Religiosa das Irmãs do Coração de Jesus Sacramentado

José Maria Robles Hurtado nasceu no dia 03 de maio de 1888, em Jalisco, no México. Entrou para o seminário na cidade de Guadalajara no ano de 1900. Após quatro anos estava disposto a sair, mas por influência dos seus pais que o incentivaram, ele reconsiderou e dedicou-se fervorosamente sua caminhada vocacional. Foi ordenado sacerdote no dia 22 de março de 1913 em Guadalajara.

Difundia a fervorosa devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Tamanho era seu entusiasmo que escrevia pequenas orações e poesias, que distribuía entre os fiéis para enriquecer ainda mais o culto e louvar o Senhor. Assumiu diversos trabalhos pastorais, dentre eles um instituto de formação. Escreveu diversas obras espirituais, poéticas e cantos. Amado e querido pelo seu povo, que eram os camponeses simples e os pobres. Para melhor atendê-los, fundou, em 1918, a Congregação Religiosa das Irmãs do Coração de Jesus Sacramentado.

Em 1920 foi nomeado pároco de Tecolotlán em Jalisco. Destacou-se pelo zelo, simpatia e firmeza com que pregava, acolhia e conduzia seus fiéis. Confessava a muitos e pregava um amor incondicional à Eucaristia. Criou ainda um jornal para propagar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Uma terrível perseguição religiosa forçou José Maria a refugiar-se em sua casa e de lá continuar a alentar e socorrer os perseguidos de sua paróquia. O clero católico foi objeto de perseguições, ora mais ora menos intensas, com muitos religiosos, leigos e sacerdotes sendo brutalmente assassinados, exclusivamente por serem cristãos.

Em junho de 1927, no mês consagrado ao culto do Sagrado Coração de Jesus, a horrenda perseguição atingiu a sua paróquia em Tecolotlán. Durante a celebração da missa, ele foi detido e amarrado em uma árvore até a morte.

Foi canonizado pelo Papa João Paulo II no dia 21 de maio de 2000. Sua festa ficou definida para a data de 26 de junho.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *