São Clemente Maria Hofbauer

São Clemente Maria Hofbauer

São Clemente Maria Hofbauer – 15 de março

Grande propagador da Congregação Redentorista

Dentro de uma família muito simples, nasceu na Áustria, no ano de 1751. Perdeu muito cedo seu pai, e foi educado por sua piedosa mãe que dizia a ele: “Procurai andar sempre nos caminhos agradáveis a Deus”. Vocacionado ao sacerdócio, foi ordenado padre redentorista. Foi trabalhar na Alemanha.

Olhando para Clemente o que vemos? Nada extraordinário. Sua santidade foi nas coisas pequenas de cada dia. E isto talvez fosse um dos seus segredos. Ele experimentou Deus nas coisas simples que é mil vezes mais difícil porque exige mais fé.

Quais foram, então, os outros segredos de sua santidade? Clemente foi um contemplativo. No meio de tantas atividades, Clemente sempre achou tempo para estar na presença amorosa e redentora de Cristo especialmente no sacrário. Isto criou nele um amor apaixonante a Deus que frutificou no amor ao próximo.  Ele experimentou a copiosa redenção nesses momentos de intimidade com Deus que o impulsionou a sair e pregar o amor e a misericórdia de Deus aos pobres e aos intelectuais.

Clemente foi um homem de fé. Não uma fé intelectual, mas uma fé que exigiu dele uma confiança inabalável na Providência Divina no meio dos fracassos. A fonte para sua fé foi a leitura do evangelho que ele diariamente meditava. Uma leitura que o levou a procurar uma conversão constante na pessoa e na missão de Cristo Redentor.

Clemente respondeu para seu dom da fé com a busca constante da vontade de Deus. Obedecer a Deus e amar a Deus seriam um bom resumo de seu caminho à santidade.

Que ele nos ensine que a santidade está centrada no amor a Deus e ao próximo, mas um amor que acontece e que não fica em teorias.

São Clemente rogai por nós!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *