SANTO DO MÊS de Março 2018: São Luís Orione – dia 12 de março

SANTO DO MÊS de Março 2018: São Luís Orione – dia 12 de março

São Luís Orione – dia 12 de março

Fundador da Congregação dos Filhos da Divina Providência (Orionitas)

     Luís Orione, um grande exemplo de santidade expressa em caridade, bem cedo, percebeu o chamado do Senhor ao sacerdócio. Concluiu o ginásio, deixou o Oratório Salesiano, voltou para casa e depois entrou no seminário onde cursou filosofia, teologia, até chegar ao sacerdócio que teve como lema: “Renovar tudo em Cristo”. Luís Orione, sensível aos sofrimentos da humanidade, deixou-se guiar pela Divina Providência a fim de aliviar as misérias humanas.

Ao entrar no Oratório, em Turim, recebeu no coração as palavras de São Francisco de Sales lançadas pelo amado São João Bosco: “Um terno amor ao próximo é um dos maiores e excelentes dons que a Divina Providência pode conceder aos homens”. Sendo assim, dedicou-se totalmente aos doentes, necessitados e marginalizados da sociedade.      Luís Orione fundou a Congregação da “Pequena Obra da Divina Providência”. Em 1899, deu início a mais um Ramo da Congregação: os “Eremitas da Divina Providência”.

A Congregação e toda a Família Religiosa propunha-se a “trabalhar para levar os pequenos, os pobres e o povo à Igreja e ao Papa, mediante obras de caridade”. Teve atuação heróica no socorro às vítimas dos terremotos de Reggio e Messina (1908) e da Marsica (1915). Por decisão do Papa São Pio X, foi nomeado Vigário Geral da Diocese de Messina por 3 anos. Vinte anos depois da fundação dos “Filhos da Divina Providência”, em 1915, surgiu como novo ramo a Congregação das “Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade”, religiosas movidas pelo mesmo carisma fundacional. Ao novo ramo se associaram as “Irmãs Sacramentinas Adoradoras não Videntes” e logo depois as “Contemplativas de Jesus Crucificado”.

Sendo grande devoto de Nossa Senhora, Luís Orione propagou de todos os modos a devoção mariana e ergueu santuários, entre os quais, o de Nossa Senhora da Guarda, em Tortona e o de Nossa Senhora de Caravaggio;

São Luís Orione foi atacado por graves doenças cardíacas e respiratórias, sendo enviado imediatamente para Sanremo.  E, chegada a hora de apresentar-se ao Supremo Juiz, entregou serenamente a alma a Deus, deixando escapar de seus lábios estas palavras carregadas de júbilo e de esperança: “Jesus! Jesus! estou indo.”

O Papa João Paulo II, declarou Dom Orione, beato, em 26 de outubro de 1980, e sua canonização ocorreu em 16 de maio de 2004.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *