Palavra do calendário de JAN/FEV2021: “Um fruto da justiça é semeado na paz para aqueles que trabalham pela paz” (Tg 3,18).

Palavra do calendário de JAN/FEV2021: “Um fruto da justiça é semeado na paz para aqueles que trabalham  pela paz” (Tg 3,18).

“Um fruto da justiça é semeado na paz para aqueles que trabalham pela paz” (Tg 3,18).

Nos versículos finais do capítulo 3, São Tiago, em sua carta, discorre sobre a verdadeira sabedoria e afirma: “O fruto da justiça semeia-se na paz para aqueles que praticam a paz”. O profeta Isaías, por sua vez, declara: “A justiça produzirá a paz e o direito assegurará a tranquilidade” (Is 32,17). Essas duas passagens revelam que a paz e a justiça caminham juntas e são condutas a serem observadas e praticadas por todos nós, cristãos.
Para se promover a Paz, é necessário, antes recebê-la de Jesus, como foi dado aos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não vo-la dou como a dá o mundo. Que vosso coração não se perturbe nem tenha medo” (Jo 14,27). Nas Santas Missas também oramos pela paz e a recebemos. Quando recebemos a Paz do Senhor, por intermédio do Espírito Santo, tem-se a verdadeira felicidade. Felicidade divina e não a felicidade terrena.
Na Carta aos Filipenses, Paulo exalta: “Irmãos, não vos inquieteis, com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus” (Fl 4,6-7). Por conseguinte, quem procede fazendo à vontade de Deus estará sempre trilhando no caminho da paz (Fl. 4,9). Mesmo nas dificuldades e provações pelas quais passamos, a Paz de Deus consegue envolver, tranquilizar e aquietar os nossos corações.
Feliz é aquele que tem a Paz de Deus em seu coração e sabe levá-la no seio de sua família, no meio do trabalho e também na comunidade. Ao compartilhar a paz, estaremos espalhando sementes férteis nos corações das pessoas. E essas sementes, com certeza, irão gerar frutos de justiça.
Estimado irmão e irmã, é preciso promover e semear a Paz de Deus ao nosso redor. Levar a Paz de Deus ao mundo é a missão de todo discípulo e discípula de Jesus, conforme está no Evangelho de São Lucas (Lc 10,5-6). No sermão da montanha Jesus anunciou àqueles que o escutavam: “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9).
Desse modo, como filhos e filhas amados de Deus, procuremos ser instrumentos e promotores da paz (Rm 14,19). Mas, para sermos pacificadores, ou seja, defensores da paz, necessitamos seguir Jesus com fidelidade e amor. É necessário ainda a conversão diária por meio da oração, leitura da Palavra, confissão e a Eucaristia. Só assim, é possível estar em sintonia com o Mestre.
Ao promover a Paz e a Justiça, já estaremos participando do Reino de Deus como afirma apóstolo Paulo em sua Carta aos Romanos: “O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo” (Rm 14,17).
Roguemos à Nossa Senhora e peçamos sua intercessão, para que o Espirito Santo nos ilumine para sermos semeadores da Paz no mundo!

Sérgio Koiti Noguchi
Paróquia Pessoal Nipo-Brasileira de São Gonçalo e Paróquia de Nossa Senhora da Assunção e São Paulo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *