Palavra do Calendário de ABRIL 2019: «Ninguém explore o seu concidadão» (Lv 25,17).

Palavra do Calendário de ABRIL 2019: «Ninguém explore o seu concidadão» (Lv 25,17).

«Ninguém explore o seu concidadão» (Lv 25,17).

O livro do Levítico é fundamentalmente um manual para instruir a comunidade; conta como um povo pecador pode se aproximar do Deus santo e como pode viver uma vida santa. Especificamente este versículo está no contexto das leis sobre o ano sabático e do jubileu[1], isto é, um tempo da graça estabelecido por Deus.

Hoje a Igreja ainda mantém essa influência dos jubileus hebraicos e em casos especiais proclama os Anos Santos, como por exemplo o Ano da Misericórdia que tivemos ultimamente. Estas são ocasiões especiais em que a Igreja procura dar um sentido mais profundo para a nossa relação com Deus e o próximo.

Quando os israelitas conquistaram Canaã e se dividiram entre as suas tribos e famílias, não deveriam ser egoístas ou ávidos no uso de seus bens terrenos. Quanto mais na relação com o seu próximo! Israel tinha uma relação especial com Deus, e toda a sua vida deveria ser vivida na presença d’Ele e seu comportamento deveria se espelhar n’Ele mesmo! (Lv 20,7).

Papa Francisco, no terceiro capítulo de Gaudete et Exsultate, sobre o chamado à santidade no mundo atual, nos apresenta como a carta de identidade do cristão: «Saber chorar com os outros. Procurar a justiça com fome e sede. Olhar e agir com misericórdia. Ter o coração limpo de tudo o que suja o amor. Semear a paz ao redor de nós. Aceitar cada dia o caminho do evangelho, não obstante os problemas nos quais nos encontramos». No mais, a grande regra de comportamento do cristão, pelo qual seremos julgados é aquela do Evangelho de Mateus: «Tive fome e deste-me de comer, tive sede e deste-me de beber, era estrangeiro e hospedaste-me, estava nu e vestiste-me, adoeci e visitaste-me, estive na prisão e fostes me ver» (Mt 25,35-36).

«Ninguém explore o seu concidadão» (Lv 25,17)? Antes, respeitemos o Senhor nosso Deus!

 

Irmã Matilde Tiemi Makiyama – Irmãs da Caridade de Jesus

[1] No judaísmo o ano sabático seria o sétimo ano, e o jubileu o 50º, depois de sete ciclos sabáticos. Hoje a Igreja Católica tomou como influência o jubileu hebraico e lhe deu um sentido mais espiritual. Nesse ano se dá um perdão geral, indulgências e se faz um chamado a aprofundar a relação com Deus e com o próximo. https://www.acidigital.com/noticias/o-que-e-um-jubileu


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *