Palavra do Calendário da PANIB para Dezembro de 2019: “A justiça produzirá a paz e o direito assegurará a tranquilidade” (Is 32,17).

Palavra do Calendário da PANIB para Dezembro de 2019: “A justiça produzirá a paz e o direito assegurará a tranquilidade” (Is 32,17).

Palavra do Calendário da PANIB para Dezembro de 2019:

“A justiça produzirá a paz e o direito assegurará a tranquilidade” (Is 32,17).

Viver em sociedade exige uma organização de costumes, regras e deveres a cumprir. E para regular as vicissitudes da vida o direito exercido pelos homens busca a justiça que, etimologicamente, significa o princípio básico que mantém a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal. A justiça, que é uma das quatro virtudes cardinais da igreja católica, consiste na “constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido”.

A justiça divina, que é reta e misericordiosa, está acima da justiça dos homens. Segundo Isaías 64,6: “O pecado presente na humanidade torna a nossa justiça falha e limitada”. Portanto, mesmo que a justiça dos homens não nos agrade todo aquele que buscar a Deus com arrependimento encontrará misericórdia, perdão e conforto.

O texto bíblico de Isaías nos convida a termos uma vida pura e íntegra e, também, nos incentiva a sermos fiéis a Deus e confiantes na sua bondade. Sendo assim, as ações dos homens devem ser realizadas sem proferir maldades contra o humano e o mundo físico. Devemos aprender a fazer o bem e corrigir os opressores com bons exemplos.

Muitos problemas de relações sociais advêm pelo homem não confiar plenamente em Deus. Confiar em Deus é entregar a sua vida nas mãos do Senhor! Diz o evangelho de Mateus 6,33: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão dadas em acréscimo”.

Mesmo que a justiça dos homens não nos agrade e que haja dificuldades, Deus sempre nos ampara e proporcionará a paz e tranquilidade! Basta confiarmos!

 

Êdula R. R. da Silva Gobato – Catequista de Curitiba (PR)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *