JAN-FEV 2018: Santa Ângela Merici – dia 27 de janeiro

JAN-FEV 2018: Santa Ângela Merici – dia 27 de janeiro

Santa Ângela Merici – dia 27 de janeiro

Fundadora da Companhia de Santa Úrsula – Irmãs Ursulinas

 

Ângela Merici nasceu em 1470, em Dezano, no norte da Itália . Sua provação começou muito cedo, na infância, quando ficou órfã de pai. Logo em seguida perdeu a mãe e a irmã, com quem se identificava muito.     Por conta disso, foi viver na casa de um tio, que a havia adotado, mas que também veio a falecer. Depois de passar muitos dias chorando, com apenas 13 anos de idade, pediu para ingressar num convento. Foi aceita na Ordem Terceira de São Francisco de Assis.

Ângela aceitou humildemente ser um “Instrumento” de que Deus se serviria dela como e quando quisesse. Não pensava em isolar-se, mas era neste mundo, nesta sociedade que queria consagrar-se à Deus.

Movida por Espírito Santo e confiante na capacidade das mulheres, institui outro modo de vida: o das mulheres vivendo no mundo, como consagradas a Deus. Sua intuição era dedicar-se à educação feminina, sobretudo as mais pobres de forma original: reunir grupos de mulheres solteiras para ensinar-lhes em suas casas. De forma distinta da vida religiosa da época, estas mulheres viveriam uma consagração a Deus fora dos conventos, sem votos formais ou hábito.

Consta a tradição, que antes de ir à Roma, para dar início a esse projeto, quis fazer uma peregrinação em Jerusalém. Assim que chegou, ficou cega. Visitou lugares sagrados e os viu com espírito, não com os olhos. Só recobrou a visão, na volta, quando parou numa pequena cidade onde existia um crucifixo milagroso, foi até ele, rezou e se curou.

Ângela afirmava que formava com suas companheiras a “Companhia de Santa Úrsula” e não uma “Ordem Religiosa”, modelo que antecipava o que hoje são os Institutos Seculares.

Ela tinha apenas o curso primário, mas chegou a ser “conselheira” de governadores, bispos, doutores e sacerdotes. Os seus sofrimentos, sua entrega à Deus e a vida meditativa de penitência lhe trouxeram, através do Espírito Santo, o dom do conselho, que consiste em saber ponderar as soluções adequadas para todas as situações de vida.

Vivendo no mundo como consagrada à Deus, dedicou sua vida à piedade, às santas leituras, meditações e às obras de misericórdia.

Ângela morreu no dia 27 de janeiro de 1540, aos 70 anos de idade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *