CATEQUESE Bíblica (Janeiro / Fevereiro 2021): Livro do Deuteronômio

CATEQUESE Bíblica (Janeiro / Fevereiro 2021): Livro do Deuteronômio

“PROJETO DE UMA NOVA SOCIEDADE”

Neste ano, a nossa catequese Bíblica será sobre o Livro do Deuteronômio. A ideia central do livro do Deuteronômio é que Israel, povo escolhido pelo Senhor, viverá feliz e próspero na Terra Prometida de Canaã, se for fiel à aliança com Deus; se for infiel, terá a desgraça e acabará perdendo a Terra.
O povo de Deus estava no deserto já havia quarenta anos e a maioria daquela geração, a primeira, tinha morrido. Ainda estavam vivos Moisés, que estava pronunciando seus últimos discursos, Josué, que iria substituí-lo, juntamente com toda segunda geração, cuja idade do mais velho era em torno de sessenta anos.
Os fatos narrados no Deuteronômio vão desde a saída do Egito até as vésperas da entrada na Terra Prometida. Esses fatos estão sintetizados nos discursos que Moisés proferiu ao povo hebreu, povo escolhido do Senhor, bem no final daquela peregrinação de quarenta anos no deserto (pouco antes da entrada do Seu povo na Terra Prometida). Neste livro, Moisés prega sobre os mandamentos, abençoa, instrui e orienta o povo, narra os perigos da idolatria e do abandono da Palavra de Deus.
Deuteronômio (basicamente escrito no século VIII a.C.) é um livro rico em reflexões morais e éticas, com leis para regular as relações com Deus e o próximo. Destaca-se no Deuteronômio a preocupação em promover a justiça, a solidariedade com os pobres, o órfão, a viúva, o estrangeiro.
Deuteronômio é um livro precioso para que se possa compreender o processo de revelação de Deus: de um Deus severo (tempos mais antigos, do Antigo Testamento) para um Deus misericordioso (tempos mais recente, do Novo Testamento).

Fonte: Bíblia Pastoral; Livro do Deuteronômio – SAB – Mês da Bíblia 2020, Paulinas e Texto-Base Livro do Deuteronômio, Edições CNBB. 2020.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *