CATEQUESE BÍBLICA (Abril 2021): Livro do DEUTERONÔMIO

CATEQUESE BÍBLICA (Abril 2021): Livro do DEUTERONÔMIO

“AS LEIS EM FAVOR DA JUSTIÇA”

O texto do Livro do Deuteronômio se apresenta com autoridade porque provém de Deus, através de Moisés.
Desse modo, todas as leis (estatutos e decretos) do Deuteronômio são apresentadas com o mesmo valor do Decálogo (os Dez Mandamentos). São leis apresentadas como vontade de Deus, que Moisés tenta passar ao povo escolhido por Deus para poder organizar uma sociedade justa e prolongar sua vida na Terra que Deus lhe dá: “A justiça, só a justiça seguirás, para que vivas e possuas a terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (Dt 16,20).
A base das leis está no amor e na justiça. Seguir a lei é seguir o caminho da vida.
Em Deuteronômio (16,18-20), encontramos três proibições que implicam na concepção da verdadeira justiça: não deturpar o direito, não discriminar pessoas e não aceitar suborno, que é uma das causas primeiras da corrupção das pessoas. Essa atitude que é exigida das pessoas pode ser pensada como um reflexo do caráter de Deus.
Portanto, os estatutos e os juízos que o líder Moisés está ensinando foram direcionados ao povo escolhido, com a fidelidade de que cumprissem – obediência-, vivessem, entrassem e possuíssem a terra, mas não a terra que eles haveriam de conquistar, mas a terra que Deus lhes daria. É Deus já dando a vitória, antes da luta; a luta contra o mal, a luta contra o pecado.
O motivo da gratuidade é sempre a lembrança de que o Senhor foi bom e resgatou o povo da escravidão do Egito (Dt 24,18).
Em uma sociedade de liderança corrupta em que vivemos, é necessário usar os critérios de Deuteronômio para escolher bem os nossos líderes ou nossos representantes: que pratique a justiça e o direito, que valorize vida, que não faça qualquer discriminação de pessoas, que não aceite suborno, que priorize os pobres e os mais necessitados, enfim, que viva eticamente.
Somente quem é bom, justo e generoso, obediente aos mandamentos, será abençoado pelo Senhor: “Não endureça o coração, nem feche a mão para o irmão pobre; pelo contrário, abra a mão e dê a ele, o que está faltando, na medida da sua necessidade” (Dt 15,7-8).

Fonte: Bíblia Pastoral; Livro do Deuteronômio – SAB – Mês da Bíblia 2020, Paulinas e Texto-Base Livro do Deuteronômio, Edições CNBB. 2020.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *