CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2021: TERCEIRA PARADA: AGIR

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2021: TERCEIRA PARADA: AGIR

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2021 – TERCEIRA PARADA: AGIR

Tema: “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”
Lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14a).

Para esta terceira parada, “o Agir”, o Texto-Base da CFE-2021, elaborado pelo CONIC, relata alguns exemplos, com objetivo de identificar boas práticas de diálogo e de unidade.
A Semana de Oração é um exemplo concreto de testemunho público da unidade na diversidade. No período de Pentecostes, as Igreja Cristãs, promovem a Semana de Oração pela Unidade Cristã. É a celebração da diversidade que caracteriza a fé em Jesus Cristo. São diferentes Igrejas reunidas e celebrando os dons do Espírito santo, cada Igreja com as suas especificidades, mas unidas em oração, repetindo a experiência das comunidades primitivas em que umas oravam pelas outras.
Convivência inter-religiosa – Uma das grandes belezas do Brasil é a sua diversidade religiosa. No entanto, deparamos com o racismo religioso que é a intolerância dirigida para religiões características de uma determinada raça e etnia. É o caso da intolerância contra as religiões de matriz africana. Poucas ações foram ou estão sendo promovidas para fortalecer a amizade e o diálogo.
Nos tempos recentes, conhecemos a situação vivida pelos povos indígenas no Brasil, que é marcada pelos ataques, pela violência e pelo desrespeito. A vida, a espiritualidade e a forma de viver destes povos é relativizada frente aos interesses de grandes conglomerados econômicos, em especial, daqueles ligados à mineração e ao agronegócio. Devemos fomentar iniciativas que contribuam para o fortalecimento da visibilidade das reivindicações legítimas destes povos.
Outra iniciativa é o Encontro Ecumênico de Mulheres. A história do cristianismo foi construída com a forte presença e atuação das mulheres. Nos relatos bíblicos podemos conhecer a presença ativa das mulheres no movimento de Jesus. Mesmo que mulheres sejam as que percentualmente mais participam das atividades e ações das Igrejas, elas ainda ocupam poucos espaços de liderança.
É necessário muitas e outras ações que possam contribuir para visibilizar, valorizar e reconhecer o trabalho ativo e importante das mulheres nas Igrejas.
Cuidado da casa comum – Em 2016, foi realizada a Campanha da Fraternidade Ecumênica com esse tema e promoveu a reflexão sobre o direito humano ao saneamento básico e à água potável de qualidade. A partir desta CF, o CONIC se envolveu em muitas ações e iniciativas positivas.
Essas boas práticas nos ensinam que a evangelização e a missão são constitutivas do testemunho das Igrejas. Proclamar a Palavra de Deus e dar testemunho ao mundo é essencial para todos os cristãos e cristãs. Não somos portadores da verdade única e precisamos lembrar, todos os dias, da nossa permanente necessidade da graça de Deus (Rm 3,23).

Fonte: Texto-Base CFE 2021 – CNBB / CONIC


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *