CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2021: PRIMEIRA PARADA: VER

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2021: PRIMEIRA PARADA: VER

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2021 – PRIMEIRA PARADA: VER

Tema: “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”
Lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14a).

Neste mês vamos fazer a nossa Primeira Parada (VER) e para trocarmos impressões sobre as situações mais recentes, assim como fizeram os discípulos de Emaús, quando voltavam de Jerusalém, após os acontecimentos que culminaram com a morte de Jesus na cruz.
Os muros construídos – Nos dias de hoje, a sociedade brasileira vive momentos difíceis por causa dos muitos muros construídos: do racismo, das desigualdades econômicas, da dificuldade de conviver com opiniões diferentes, de desrespeito e ataque às instituições. Agravado pela pandemia do Covid-19, podemos VER o retorno do Brasil ao mapa da fome, ao desemprego massivo, à pobreza, ao aumento de pessoas em situação de rua, ao aumento do desemprego e da pobreza, a fragilização das relações e das condições de trabalho. Proliferou o uso indevido das redes sociais com a difusão de fake News (notícias falsas) e de discursos de ódio.
As cruzes do caminho – São muitas as cruzes presentes em nosso país. Assim como na época de Jesus, permanece ainda hoje o sistema de segregação e descarte de pessoas consideradas empecilhos e inúteis. No caso brasileiro, sinais desse sistema político são perceptíveis (VER) na não regulação dos territórios indígenas, ou quando o governo brasileiro não adota ações efetivas no combate à Covid-19. O sistema se volta contra a maioria falsamente consideradas minorias: juventude negra, mulheres, povos tradicionais, imigrantes, grupos LGBTQI+, todas e todos que, por causa de preconceito e intolerância, são classificados como não cidadãos e, portanto, inimigos do sistema.
Violência contra a Casa Comum – Podemos VER também que o aprofundamento do sistema de acumulação de capital apropria-se dos “bens comuns”, como a terra, a água, as florestas, os minérios. O modo capitalista de produção, consumo e descarte, põe em risco a Casa Comum que habitamos, o Planeta Terra. Para mitigar as mudanças climáticas e a degradação ambiental, é urgente reduzir a emissão de gases produtores de efeito estufa, bem como o descarte de rejeitos em áreas de floresta, nos rios e oceanos; temos que também controlar o desmatamento na Amazônia e as queimadas, invasões e o extrativismo ilegal que modificam o ecossistema e o equilíbrio climático.
Racismo e violência religiosa – Tanto para o povo negro quanto para os povos indígenas, a sua religiosidade tradicional significa a resistência e é fonte de vida. Sempre que alguém, em nome da fé cristã, incentiva o ataque a estas tradições, está rompendo com o projeto de paz que representa a fé em Jesus Cristo. Devemos VER que a mensagem de Jesus não ergue muros, mas derruba-os, não é de ódio, mas de amorosidade. Por isso, precisamos expurgar a insensatez dos nossos corações e rever a forma como vivemos a nossa fé. Precisamos de profecias que anunciem a esperança, que reafirmem o fundamento da fé em Jesus Cristo e que gerem vida e não violência.

Fonte: Texto-Base CFE 2021 – CNBB / CONIC


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *