Celebração das Comunidades da PANIB da Região Norte do Paraná

Celebração das Comunidades da PANIB da Região Norte do Paraná

PANIB do Paraná: Andirá, Assaí, Bandeirantes, Cornélio Procópio, Itambaracá, Santa Mariana e Uraí

No Santuário São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes – PR, no dia 21 de julho, foi celebrada a Santa Missa em Ação de Graças pelos 111 anos da Imigração Japonesa, presidida Padre Roberto Medeiros, Reitor do Santuário São Miguel Arcanjo. As comunidades de Andirá, Assaí, Bandeirantes, Cornélio Procópio, Itambaracá, Santa Mariana e Uraí participaram deste momento cívico e espiritual. Esse encontro entre as Comunidades transcorreu em clima de fraternidade, de amizade e de muita alegria.

A PANIB ao participar da celebração, lembrou da história quando, em 18 de junho de 1908, o navio Kasato Maru trazia ao Brasil 165 famílias de 781 japoneses, para trabalharem nas fazendas de café em São Paulo e no Norte do Paraná. No Paraná, os primeiros imigrantes chegaram 5 anos depois, em Ribeirão Claro, Município da Diocese de Jacarezinho.

No início da Segunda Guerra Mundial, o governo limitou as atividades culturais e educacionais dos imigrantes, que foram submetidos às severas restrições sociais, inclusive o confisco de seus bens. Terminada a Guerra, mesmo com o trágico acontecimento em Hiroshima e Nagasaki, estabeleceu-se um clima de paz; o comércio entre o Brasil e o Japão e empresas japonesas começaram a investir no Brasil.

Em 1978, em comemoração aos 70 anos da imigração, o príncipe Akihito e a princesa Michiko marcaram uma integração com a sociedade brasileira, na participação política, cultural e econômica. Nos anos 80, começava um novo fenômeno, “os dekasseguis”, a ida de milhares de japoneses e descendentes no caminho inverso para o Japão, com objetivos semelhantes na busca de trabalho.

E hoje, aos 111 anos da Imigração, estima-se uma população de mais de 2 milhões de japoneses e descendentes atuando nas várias áreas sociais, econômicas e políticas. O Japão e o Brasil têm uma boa relação e demonstram intenções de cooperação nas diversas áreas, na promoção da paz, no desenvolvimento da ciência e tecnologia, do meio ambiente, da indústria e comércio.

O Presidente da PANIB Monsenhor Hélio Takemi Sakamoto, enviou mensagem aos imigrantes japoneses e seus descendentes, agradecendo a Deus e a todos, e incentivando a missão da PANIB no Norte Pioneiro do Paraná.

Por: Yassuo Curiaki, Cornélio Procópio (PR)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *