Santuário Nacional celebra em Santa Missa a Romaria da PANIB
Neste domingo (04) de agosto, o Santuário Nacional celebrou a Santa Missa das 10h, a Romaria da PANIB (Pastoral Nipo-Brasileira).
A cerimônia foi presidida por Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano de Sorocaba/SP , o primeiro Bispo de ascendência japonesa a ser nomeado no Brasil.
Houve leituras e orações realizadas em japonês, e a celebração incluiu uma procissão de entrada da Romaria com símbolos da cultura japonesa.
A Romaria Nipo-Brasileira da PANIB ao Santuário Nacional de Aparecida representa uma significativa manifestação de fé e integração cultural, reforçando os laços entre as comunidades nipo-brasileira e brasileira.
Este encontro celebra a diversidade e a riqueza cultural do Brasil , destacando a contribuição da comunidade japonesa para a sociedade brasileira.
A presença dos romeiros e a incorporação de elementos da cultura japonesa nas cerimônias religiosas, como leituras e orações em japonês , simbolizam a união e o respeito entre as diferentes tradições.
A romaria não só fortalece a espiritualidade dos fiéis, mas também enriquece o patrimônio cultural do país, promovendo um ambiente de convivência harmoniosa e valorização das diversas heranças culturais presentes no Brasil.
“Você romeiro que veio a esse Santuário por motivação de amor a Deus, ou apenas por interesses pessoais? O evangelho de hoje nos faz refletir que a multidão busca a Jesus pelos motivos errados do pão sem trabalho, e não porque Cristo era o dom da vida”.
O Arcebispo reforçou que nada impede de pedidos de intercessão a Nossa Senhora pelas nossas causas, mas que não procuramos a Deus somente pelos nossos interesses pessoais, mas sim por amor a Ele.
“Meu caro romeiro, recebemos o pão da vida, com gratidão, com respeito, com admiração de Nossa Senhora, peçamos a Mãe Aparecida que nos ajude a procurar encontrar e receber Jesus.”
Durante a Santa Missa, os fiéis foram recepcionados com as bandeiras do Brasil e do Japão. Houve um momento de homenagem aos membros do PANIB e ao Monsenhor Nakamura, acompanhado pela apresentação da imagem de Nossa Senhora do Japão, simbolizando a conexão entre as duas culturas.
FONTE: A12 – Santuário Nacional
Escrito por Rhanna Felicio
04 AGO 2024 –
Recommended Posts
Liturgia para missa em japonês – Outubro
setembro 17, 2024
Liturgia em Japonês – Setembro
agosto 13, 2024