Celebração do ANO JUBILAR em PROMISSÃO (SP)

Celebração do ANO JUBILAR em PROMISSÃO (SP)

Três eventos ocorridos em 25 de novembro de 2018, marcaram o encerramento dos festejos da Centenário da Colonização em Promissão ─ Missa de Ação de Graças, na Igreja do Cristo Rei dos 26 Mártires do Japão no Santuário de Gonzaga, seguida do Culto Inter-Religioso e plantio das árvores da Paz na Praça Shuhei Uetsuka, que marcaram indelévemente, os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil e o Centenário da colonização e da Imigração Católica Apostólica Romana Japonesa em Promissão, completamos o nosso ciclo de trabalho em homenagem aos pioneiros da Imigração Japonesa no Brasil.

Os eventos foram promovidos pela Diocese de Lins com apoio da Prefeitura Municipal, participação da Pastoral Nipo-Brasileira e da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com apoio da Câmara Municipal e, coordenada pela Comissão dos 110 anos da Imigração Japonesa e do Centenário da Colonização em Promissão.

Santuário de Gonzaga (9.00 horas)

A Missa de Ação de Graças do Cristo Rei foi presidida por Dom Júlio Endi Akamine, SAC Arcebispo de Sorocaba e concelebradas por Monsenhor Hélio Takemi Sakamoto, Diocesano, Presidente da Panib, Frei Leonardo Matsuo, OFM Conv, Vice Presidente da Panib, Frei Vasco Crocoli, OFM Conv, Pároco da Paróquia São Maximiliano Kolbe de Mogí das Cruzes, Padre André Luís Lemos e Padre Marcos Vinicius Lopes (Párocos) da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Promissão.

Na Missa de Ação de Graças foi feita  a cerimônia da Bênção de 2(duas) mudas de “Árvore da Paz” (Ginkigo Biloba), espécie símbolo sobrevivente da radiação nuclear da bomba atômica em 1945 no Japão, doadas pelo Centro Cultural Hiroshima do Brasil.

Romaria da PANIB. A Missa de Graças foi precedida de uma Romaria das comunidades da Pastoral Nipo- Brasileira.

Praça Shuhei Uetsuka (11.00 horas)

Culto Inter-Religioso pelo congraçamento das entidades reliogiosas pela Paz Mundial e Preservação do Meio Ambiente, coordenada pela Comissão dos 110 anos da Imigração Japonesa e do Centenário da Colonização, presidida por Dr. Fábio Maeda, celebrado com a presença e participação do Prefeito Municipal Dr. Artur Manoel Nogueira Franco, representantes da Câmara Municipal e das entidades de Promissão, Arcebispo de Sorocaba Dom Júlio Endi Akamine, Reverendo Ruy Oikawa do Templo Hongwanji, Dr. Inácio Hirayama, presidente da Associação Fukuoka do Brasil, Diretoria e comunidades da Pastoral Nipo- Brasileira, foi realizado o ato de Paz e da Preservação do Meio Ambiente com plantio das “Arvore da Paz”

Na ocasião usaram da palavra Prefeito Municipal Dr. Artur Manoel Nogueira Franco, que considerou o ano de 2018 especial porque comemoramos os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil e o Centenário da Colonização de Promissão, que teve a presença da Sua Alteza Princesa Mako do Japão.  Dr. Fábio Maeda. Em nome da Comissão das Comemorações dos 110 anos da Imigração no Brasil e 100 anos da Colonização Japonesa em Promissão gostaria de agradecer todo o apoio esse ano e a presença de todos no dia de hoje. Este ano das comemorações tem sido muio importante para nós,nessa mesma praça no dia 22 de julho tivemos a honra e a felicidade de rceber a Sua Alteza Imperial a Princesa Mako, divulgamos a cultura japonesa, através da dança, da musica e dos cosplayers.Tivemos nesse ano a apresentação do teatro de Kumamoto, desfilamos no desfile de 7 de setembro e fomos homenageados por 150 alunos da escola Xavier com tema “Imigração Japonesa no Brasil”. Promovemos o udon de confraternização e, no dia 23 de novembro realizamos o V Seminário Agrícola ABIJICA – CREA/SP, onde divulgamos conhecimentos, inovações, no meio agrícola contribuindo para aumentar a renda do homem do campo.Através das Comemorações do Centenário atingimos todas as áreas vitais para a colônia japonesa no Brasil, estreitamos os laços de amizade com o Japão, divulgamos a cultura japonesa, promovemos a confraternização, ajudamos no setor econômico da regiào e, no dia de hoje, teremos o Culto Inter-Religioso e promoveremos “a paz e o meio ambiente”através do plantio das duas mudas de Ginkyo Biloba, que certamente serão transmitidas as futuras gerações.Tenho certeza de que através de todas essas ações ajudamos contribuir para um futuro melhor para todos nós.                                               Dom Júlio Endi Akamine Arcebispo de Sorocaba, lembrou em pormenores, a tragédia sofrida pelo povo japonês com as bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, vítimas e herois dessa tragédia, Dr. Takashi Nagai e menina Sadako Sassaki, os sinais divinos, a imagem da Virgem Maria da Catedral de Urakami em Nagasaki, a resistência da Natureza, Ginkgo Biloba da Praça da Paz em Hiroshima, uma triste lição para a Humanidade. Reverendo Ruy Oikawa, citando os textos do Patriarca da Congregação Nishi Hongwanji Kojun Ohtani “A Paz é inerente a participação de cada ser humano em sua busca”; “Natureza deve ser compartilhada, respeitando o seu equilíbrio, devemos viver em harmonia com ela, não sòmente usá-la” e, continuando disse, é momento de reflexão, da História e do sacrifício de um povo que ajudou na formação do Brasil, país de imigrantes que se somam, independente da raça ou do credo. Ter a oportunidade de reconhecer e de agradecer os que escreveram a História dessa cidade, com esse culto de congraçamento em nome Paz e respeito a Natureza, com plantio das “Árvore da Paz”, em ao do monumento do Cincoentenário da Imigração Japonesa em Promissão.

Almoço (12.00 horas)

O almoço dos participantes do evento ocorreu na Praça Shuhei Uetsuka onde, além da comida japonesa servida a autoridades e visitantes, um grupo de senhoras da Paróquia Nossa Senhora Aparecida organizaram uma quermesse, com renda destinada às obras e presevação do Santuário de Gonzaga.

Museu Histórico da Imigração Japonesa da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social─Bunkyo.

Na missa de Ação de Graças na Igreja do Cristo Rei, anunciei que o Museu estava abrindo um espaço para a Imigração Católica Japonesa no Brasil e, no dia 12 de dezembro ultimo, estive numa entrevista ao vivo com Lídia Reiko Yamashita e Emiko Nakashima, respectivamente, Vice-Presidente e membro da Comissão de Administração do Museu. A Instituição ja têm nos seus arquivos: o Album de Fotos da construção Igreja do Cristo Rei dos 26 Mártires do Japão e o Projeto do Centenário da Imigração da Pastoral Nipo-Brasileira de 2008.

Por Hermiro (Emílio) Yamaguti

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *