RUMO aos 90 ANOS do Colégio São Francisco Xavier, Bairro do Ipiranga (SP)

RUMO aos 90 ANOS do Colégio São Francisco Xavier, Bairro do Ipiranga (SP)

O Colégio São Francisco Xavier, do Bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), foi fundado por um dinâmico Jesuíta italiano, entusiasmado com a evangelização dos imigrantes japoneses para o Brasil: O Padre Guido del Toro, SJ. Natural de Monte Pulciano, na Toscana, Itália, nasceu aos 26 de junho de 1876. Ordenado sacerdote no ano de 1911 deixou a Itália em 1914, rumo ao Brasil.

O Pe. Guido decidiu, então, dedicar-se de corpo e alma à evangelização dos imigrantes japoneses e seus descendentes. Surge assim a idéia de fundar uma escola de orientação cristã para os filhos de imigrantes japoneses e em 1928, inaugurou-se, na Liberdade, a escola com o nome de “Collegio Catholico Japonês São Francisco Xavier”, numa casa alugada à Rua da Liberdade, 149.

No ano seguinte, no dia 16 de julho, festa de N. Sra. do Carmo, a SBE (Sociedade Brasileira de Educação), nome civil dos jesuítas nesta região, recebia, por solicitação do Pe. Guido del Toro, SJ, um terreno de 6.800 m2, na colina do Ipiranga, ao lado da “Estrada velha de Santos” ou “Caminho de Anchieta”, onde atualmente funciona o colégio. Foram doadores o Dr. José Vicente de Azevedo e sua esposa D. Cândida Bueno Lopes de Oliveira Azevedo, sendo Provincial o Pe. Marcelo Renaud.

Em 1931 iniciaram-se os trabalhos da construção do novo edifício no Ipiranga que, andando o tempo, se tornaria o Colégio São Francisco Xavier, verdadeiro centro da missão Japonesa dos Jesuítas em São Paulo.

No dia 03 de novembro de 1931 foi realizada a transferência do colégio, da Avenida Liberdade para a Rua Moreira e Costa, 531, e no dia 12 de março foi realizada a inauguração oficial. No dia 19 de março de 1932, dia de São José, o Pe. Guido teve a alegria de celebrar a primeira missa no salão de estudo do novo prédio.

Em 1950 foi concedida autorização para o funcionamento condicional da escola como “Ginásio São Francisco Xavier”. Durante 16 anos funcionou como Ginásio e Primário.

No início da década de 60, o prédio do colégio estava praticamente concluído, inclusive a igreja e o salão de artes. A construção desta ala localizada ao longo da Rua Padre Marchetti foi feita pelo Padre Shigeo Takeuchi por ocasião das bodas de ouro, da imigração Japonesa em 1958.

Em 1966 foi aprovada a instalação do então segundo grau, passando a ser Colégio São Francisco Xavier.

Em 1969, seguindo o exemplo de outros Colégios Jesuítas e atendendo às solicitações das famílias, abriram-se as portas para as meninas, tornando-se colégio misto, aberto para todas as procedências, além dos Nikeys, como pede a orientação educativa atual.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *