Falecimento da Sra. Maria Tsugiko Nakagawa

Falecimento da Sra. Maria Tsugiko Nakagawa

Faleceu a sra. Maria Tsugiko Nakagawa, no dia 06 de setembro, de insuficiência respiratória.

Sra. Nakagawa dedicou durante muitos anos, de forma participativa e intensa, junto a Paróquia São Maximiliano Kolbe, de Mogi das Cruzes (SP), e das atividades ligadas à PANIB.

O Capelão junto ao Ikoi no Sono, o Pe. Megumi deu o depoimento à seguir:

O seu lema era: “Estar sempre alegre; Orar sem cessar e agradecer por tudo”.

Uma mãe que criou oito filhos, duas religiosas, uma médica, além de outros grandes profissionais. Grande e exemplar foi a sua vida de “protagonismo da missão de Jesus”.

Ela faleceu no dia 06 de setembro de 2017, às 5:30 horas da manhã acompanhada de sua filha, Irmã Bernadete Nakagawa com insuficiência respiratória. Deixou esta terra e foi morar junto de Deus na casa do Pai  conforme Jo14, 6 “na casa do Pai há muitas moradas”.

No dia 07/09, às 11:00 foi realizado o sepultamento cercada de muitos parentes e amigos no túmulo da Família em Mogi das Cruzes. A missa de sétimo  dia foi celebrada no Ikoi no Sono, com a participação dos idosos e familiares.

Antes de falecer tinha passadio por duas cirurgias  e estava no Ikoi no Sono em recuperação.

Durante 29 anos de padre, eu nunca ouvi  uma pessoa pedir a “Eucaristia” celebrada na sua presença. Quando as Irmãs Cáritas deixaram a coordenação do Ikoi no Sono ela coordenou os fiéis e até  ensinou cantos de Maria em Japonês . Ela participava todos os dias da santa missa, lia a primeira leitura em Japonês.

No dia 05/09, fui chamado pela Tatiana, do Ikoi no Sono, porque não conseguia entender o que ela falava. Estava chamando pelas filhas…. consegui entender Cecilia, deixei o recado na caixa postal.

No dia seguinte, na presença das filhas, filhos e netos fiz a última celebração da “Eucaristia”, em seguida administrei a unção dos enfermos. A morte foi tranquila, com certeza ela sabia que estaria na casa do Pai.

Desta mulher de testemunho nasce a vocação religiosa. Acredito que realizou o seu lema: estar sempre alegre, orar sem cessar e agradecer a Deus por tudo, pela existência.

Quando mais jovem, dedicou-se muito pela paróquia S.Maximiliano Kolbe também.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *