SANTO DO MÊS DE MAIO: Santo Eugênio de Mazenod

SANTO DO MÊS DE MAIO: Santo Eugênio de Mazenod

Santo Eugênio de Mazenod (1782-1861) – 21 de maio

Fundador da Congregação dos Oblatos de Maria Imaculada

Carlos José Eugênio de Mazenod nasceu no sul da França, no dia 01 de agosto de 1782. Seu pai era um nobre e presidia a Corte dos Condes da Provença. Sua mãe pertencia à uma família burguesa muito rica. Sua infância foi tranquila até 1790, quando a família teve que fugir da Revolução Francesa, deixando todos os bens e indo para a Itália.

Embora Eugênio antes do exílio tivesse dado mostras de sua vocação religiosa, ela foi sufocada por esses problemas e pela lacuna existente na sua formação intelectual, devido à falta de uma moradia fixa. Ao retornar para a França em 1802, com vinte anos de idade, amadureceu a ideia de ingressar para a vida religiosa. Entrou no seminário em Paris, recebendo a ordenação três anos depois.

Retornou para sua cidade natal, Aix-en-Provance, dedicando seu apostolado à pregação. Levou a Palavra de Cristo aos camponeses pobres, aos prisioneiros e aos doentes abandonados, a todos dando os Sacramentos como único meio de recompor os valores cristãos.

Em 1816, fundou a congregação dos “Oblatos de Maria Imaculada”.

Em Marselha, na França, Eugênio foi nomeado bispo, cargo que exerceu durante trinta e sete anos. O povo pobre o amava e respeitava. Eugênio de Mazenod morreu no dia 21 de maio de 1861.

Os Missionários Oblatos de Maria Imaculada, um instituto de vida consagrada, encontram-se distribuídos em quase 70 países, inclusive aqui no Brasil, dedicando-se principalmente à educação de crianças e jovens, além das missões de evangelização.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *