PALAVRA DO CALENDÁRIO DO MÊS DE MARÇO DA PANIB

PALAVRA DO CALENDÁRIO DO MÊS DE MARÇO DA PANIB

“Não deturpes o direito, não faças discriminação de pessoas” (Dt 16,19).

A reflexão deste mês refere-se à passagem que está em Deuteronômio 16, 19: “Não deturpes o direito, não faças discriminação de pessoas, nem aceites suborno, pois o suborno cega os olhos dos sábios e corrompe as palavras dos justos.”

Como seria bom se os nossos políticos e os membros do judiciário seguissem essa ordem divina! A palavra de Deus é atual, pois o que temos visto no nosso país é um poder judiciário cada vez mais corrupto, onde não se prevalecem mais a ética e a justiça. Sabemos que, apesar de existirem juízes e magistrados competentes e íntegros, existem outros que não cumprem suas atribuições com honestidade e justiça.

Agora, quando falamos do poder legislativo a situação é ainda pior, pois os nossos legisladores elaboram leis, manipulando os conteúdos de forma a beneficiar determinados setores (grupos políticos e econômicos), em detrimento da nossa população, sobretudo, da população mais carente. No legislativo, o suborno e a corrupção sobressaem ainda mais.

As leis são preceitos que regulam a sociedade e definem os direitos e deveres dos cidadãos, garantindo a convivência harmoniosa e pacífica entre as pessoas. Nós, como cristãos e cidadãos, precisamos além de observar os mandamentos de Deus, cumprir e seguir as leis deste mundo. Até Jesus fez observar as leis da época como naquela passagem bíblica onde os fariseus questionam Jesus sobre a legalidade ou não do pagamento de tributo a Cesar: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mc 12, 17).

Se quisermos ver uma nação seguindo o trilho do progresso e desenvolvimento, necessitamos, antes de mais nada cumprir as leis, sem distorcer ou tentar levar vantagem. Devemos caminhar na verdade e promover a justiça. Isso é o que Deus deseja de nós.

Nessa passagem bíblica, ainda há outra orientação para nós, isto é, não faças discriminação de pessoas. Todo cristão deve proceder com justiça e imparcialidade, seja no meio da família, no ambiente de trabalho, no grupo de amigos ou na comunidade. Fazer acepção de pessoas é transgredir as leis divinas. Estaremos negando a justiça e cometendo pecado (Tg 2,9). Aparentemente, é sempre mais fácil favorecer as pessoas que são como nós (pensam e agem como nós), rejeitando aqueles que são diferentes. Todavia, Jesus veio destruir essa barreira e unir todo tipo de pessoas em Deus (Gl 3,26-28).

Assim, peçamos auxílio ao Espírito Santo para que possamos olhar e amar nossos irmãos como Jesus ama a cada um de nós, sem criar regras e tratamentos diferentes. E oremos também pelos nossos governantes e autoridades para que deixem de lado seus interesses escusos e procurem o bem comum, ajudando os mais pobres e necessitados.

Deixo aqui um abraço fraterno a todos amigos da Panib.

 

Por Sérgio Koiti Noguchi – Paróquia São Gonçalo – São Paulo (SP)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *