JUNHO 2018: “O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor abençoa com paz ao seu povo” (Sl 29,11).

JUNHO 2018: “O Senhor dá força ao seu povo;  o Senhor abençoa com paz ao seu povo” (Sl 29,11).

O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor abençoa com paz ao seu povo” (Sl 29,11).

Neste bonito trecho do livro de Salmos, o rei enfraquece o povo com tanta injustiça, desmando, hipocrisias e falta de caráter. O rei diz que seus impostos são garantia de segurança, mas o povo sofre com a violência, com as agressões, com os roubos, com os assassinatos. Tudo são trevas.

O rei diz que os impostos são garantia de educação, porém seu povo não tem acesso à escola. Falta conhecimento, cultura, instrução. Tudo é treva. O rei diz que os impostos são garantia de saúde, mas seu povo está cada vez mais doente. O atendimento médico ao povo é precário, demorado, é jogado de um lado para outro sem o respeito merecido. Tudo é treva.

O rei diz que os impostos garantem alimentos nutritivos e saborosos, mas o povo está cada vez mais faminto. Comem produtos contaminados com venenos que mascaram a real situação dos frutos, verduras e legumes. Tudo é treva. O rei diz que os impostos são para garantir “vida”, mas o que eles produzem é a “morte”. Morte da terra, morte do ar, morte da água, morte do povo.

O povo só tem o Senhor por ele. E é por isso que o povo ainda sobrevive. Sobrevive, pois o Senhor o torna forte para lutar por um mundo mais digno, mais justo, mais humano.

Senhor abençoa seu povo com paz! Com a paz que não significa somente ausência de guerras, mas a paz total. A paz da serenidade de poder andar pelas ruas e desfrutar das belezas da natureza, sentir a brisa refrescante em seu rosto, conversar com pessoas que nem conhece, mas que sente serem irmãos e irmãs.

A paz da tranquilidade de poder dormir sem sobressaltos, sem pesadelos, com um sono reparador e saudável. Sonhar, sonhar e acordar sentindo a graça de um despertar cheio de venturas e realizações. A paz da fartura. Da mesa cheia de frutos deliciosos, alimentos saborosos e nutritivos. A paz da prosperidade que garantem a boa leitura, a boa escolaridade, o prazer do lazer, a ventura de amar e de ser amado.

A paz que é o grande pedido da Campanha da Fraternidade de 2018 e que queremos cantar e buscar junto com todo povo brasileiro. E, com o Senhor, lutar para superar toda a violência e conhecer a Paz.

 

Kimiko Kawano – Coordenadora da Pastoral Nipo Brasileira junto ao Santuário Santa Terezinha – Taboão da Serra (SP)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *