CATEQUESE BÍBLICA (Março 2021): Livro do DEUTERONÔMIO

CATEQUESE BÍBLICA (Março 2021): Livro do DEUTERONÔMIO

“DEUS DA ALIANÇA”

“Não terás outros deuses diante de mim” (Dt 5,7)

O Livro do Deuteronômio apresenta a imagem de Deus que faz Aliança com seu povo, com Israel. A Aliança consiste em uma relação mais plena e vital entre o Senhor e Israel. Ele se torna o seu Deus e Israel se torna seu próprio povo (Dt 7,6).
O povo é exortado à fidelidade: “Tende cuidado, para não vos esquecerdes da aliança que o Senhor, vosso Deus, fez convosco” (Dt 4,23). Ele é o único Deus e não reparte sua soberania com outra divindade. Idolatria ou lealdade dividida era falha grave contra o mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim” (Dt 5,7).
Ele é Deus justo, reto e usa de misericórdia com os que amam e guardam seus mandamentos (Dt 5,10). Os acontecimentos do passado são o grande sinal da fidelidade de Deus à Aliança, bem como a presença de porta-vozes do Senhor, especialmente Moisés, os profetas e, de outro modo, os levitas são testemunhas e intérpretes do Senhor.
O Senhor faz aliança conosco hoje, como hoje estamos na presença do Senhor, e hoje exorta a gravar o mandamento do amor no coração (Dt 6,6).

Fonte: Bíblia Pastoral; Livro do Deuteronômio – SAB – Mês da Bíblia 2020, Paulinas e Texto-Base Livro do Deuteronômio, Edições CNBB. 2020.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *