Beato José Allamano – 16 de fevereiro

Beato José Allamano - 16 de fevereiro

Beato José Allamano – 16 de fevereiro

Fundador do Instituto Missões Consolata (para homens e padres) e do Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata (para irmãs e mulheres).

José Allamano foi um sacerdote que soube doar tudo de si no serviço à Igreja e soube também abraçar o mundo com seu amor filial a Nossa Senhora Consolata.

Nasceu no dia 21 de janeiro de 1851 em Castelnuovo d’Asti, norte da Itália. Vindo de uma família de camponeses, foi educado em esmerada e sólida fé cristã. Estudou na escola de Dom Bosco (salesianos) e depois ingressou no Oratório do Seminário Diocesano de Turim.

Ele foi ordenado sacerdote, com apenas 22 anos de idade, no dia 20 de setembro de 1873. Assumiu a direção espiritual do Seminário de Turim e por quarenta e seis anos dedicou-se com vigor à formação espiritual dos jovens. Também assumiu a função de professor de Teologia e Reitor do Colégio Eclesiástico e Reitor do Santuário de Nossa Senhora Consolata em Turim no qual empreendeu diversas iniciativas evangelizadoras e missionárias no campo da Doutrina Social da Igreja, da imprensa católica e da caridade fraterna.

No ano de 1901, fundou o Instituto Missões Consolata composto por homens e padres. Em 1910 ampliou o instituto criando o Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata, para as irmãs e mulheres.

A missão estendeu-se principalmente para o continente africano onde foram enviados missionários para o Quênia, Etiópia, Tanzânia, Somália, Moçambique e posteriormente à Europa, América e Ásia. Os missionários e as missionárias da Consolata estão hoje presentes em 27 países do mundo. No Brasil surgiu em 1937, com a chegada dos primeiros missionários.

José Allamano, apesar da constituição física fraca, era espiritualmente forte e dedicou-se com entusiasmo ao estudo e à oração. Pedia sempre ao Senhor: “Torna-me santo e não somente bom”. Faleceu no dia 16 de fevereiro de 1926, e foi beatificado, em 1990, pelo Papa João Paulo II.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *