Arcebispo Joseph Mitsuaki Takami, de Nagasaki tem renuncia aceita após ter atingido o limite de idade de 75 anos.

Arcebispo Joseph Mitsuaki Takami, de Nagasaki tem  renuncia aceita após ter atingido o limite de idade de 75 anos.

Bispo auxiliar em 2002, Dom Takami tornou-se arcebispo de Nagasaki em 2003. Seus dezoito anos de serviço foram marcados em particular pela visita do Papa Francisco ao Japão, que prestou homenagem ao Central Park da Bomba Atômica, um memorial à Paz, em 24 de novembro de 2019.

Seguindo os passos de João Paulo II, que foi a Nagasaki em 25 de fevereiro de 1981, Francisco disse: “Este lugar torna-nos mais conscientes do sofrimento e do horror que nós, seres humanos, somos capazes de nos infligir”. “A cruz bombardeada e a estátua de Nossa Senhora, recentemente descoberta na Catedral de Nagasaki, lembram-nos”, disse Francisco, “mais uma vez o horror indescritível que sofreram na própria carne as vítimas e suas famílias”.

Estas palavras tiveram uma ressonância particular para o bispo Takami, que esteve sempre intimamente associado a esta tragédia que custou a vida de parte de sua família. Sua mãe, grávida na época, sobreviveu à explosão. Dom Takami nasceu em março de 1946, em Nagasaki. Desde sempre manteve um forte compromisso com o desarmamento nuclear, um tema central em seu trabalho como líder do episcopado japonês.

Fonte: mundo-nipo.com

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *