Tailândia: Papa visita o Patriarca Supremo dos budistas

Tailândia: Papa visita o Patriarca Supremo dos budistas

Papa Francisco, nesta quinta-feira (21nov2019), em Bagcoc, na Tailândia, foi visitar o Patriarca Supremo dos budistas, Somdet Phra Ariyavongsagatanana, no Templo Wat Ratchabophit.

Na cerimônia oficial, depois de uma primeira intervenção do Patriarca Supremo, o Papa Francisco tomou uso da palavra. No discurso, o Pontífice começou agradecendo pelas boas vindas do monge budista, inclusive pelo início da sua visita ao país começar justamente no Templo Real de Wat Ratchabophit, “símbolo dos valores e ensinamentos” que caracterizam o povo da Tailândia. E lembrou das palavras de João Paulo II, ao afirmar:

“ Foi nas fontes do budismo que a maioria dos tailandeses bebeu e modelou a sua maneira de venerar a vida e os seus idosos, realizar um estilo de vida sóbrio baseado na contemplação, desapego, trabalho duro e disciplina (cf. São João Paulo II, Ecclesia in Asia, 6/XI/1999, 6); caraterísticas que alimentam o traço distintivo de vocês, tão peculiar: o povo do sorriso. ”

A Tailândia é um país 90% budista. As relações entre cristãos e budistas são fruto de um diálogo que segue adiante há cem anos. Ao todo, são onze dioceses e arquidioceses no país do sudeste asiático, os católicos são pouco mais de 300 mil. A chegada do Papa Francisco, esta quarta-feira (20/11), em sua 32ª viagem apostólica internacional, é um momento para reforçar a fé dos cristãos ali presentes.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *