Dom Walmor Azevedo é eleito novo presidente da CNBB

Dom Walmor Azevedo é eleito novo presidente da CNBB

O arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi eleito como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O novo presidente foi escolhido, no mês de maio, pelo episcopado brasileiro, em Aparecida (SP), durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB.

Nascido em 26 de abril de 1954, dom Walmor é natural de Côcos (BA). Em 9 de setembro de 1977 foi ordenado sacerdote, incardinando-se na arquidiocese de Juiz de Fora.

É o primeiro baiano a estar à frente da CNBB. O novo presidente da Conferência é doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália) e mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma, Itália).

Dom Walmor Oliveira de Azevedo foi nomeado bispo auxiliar de Salvador (BA) pelo Papa São João Paulo II, no dia 21 de janeiro de 1998. Sua ordenação episcopal foi no dia 10 de maio do mesmo ano. Em 2004, foi nomeado arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (MG), iniciando o ministério em 26 de março daquele ano.

Os bispos da 57ª Assembleia Geral da CNBB, também elegeram o novo Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro. O eleito sucederá dom Leonardo Steiner que ocupou o cargo por dois quadriênios.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *