Moedas pelo centenário das aparições de Fátima

O Vaticano vai cunhar moedas de dois euros dedicada aos três pastores videntes da Virgem Maria em Fátima por ocasião do centenário das aparições marianas em Portugal.
O modelo foi feito pela artista Orieta Rossi, baseado em uma famosa fotografia dos três pequenos pastores, Lucía, Jacinta e Francisco, e tendo como fundo a basílica do santuário construída no lugar das aparições de 1917, que é visitada todos os anos por centenas de milhares de peregrinos.
A “Zecca di Roma”, pertencente ao Estado italiano vai cunhar 108 mil moedas. Esta não é a primeira vez que o UFN (Ufficio Filatelico e Numismatico) do Vaticano realizou iniciativas deste tipo. Em junho deste ano, moedas de dois euros foram cunhadas para o aniversário de 1950 do martírio dos santos Pedro e Paulo.
De acordo com dados do UFN, a edição está agendada para o próximo dia 5 de outubro e será feita nas versões FDC e FS ou dedicada a colecionadores.
Cada país da União Europeia tem autoridade para emitir duas edições de moedas comemorativas a cada ano. Eles podem ser cunhados por um único país, ou por vários ao mesmo tempo e devem ter o valor de dois euros.
Em 13 de maio deste ano, por ocasião do centenário das aparições marianas, o Papa Francisco estava no santuário e canonizou os dois pastores: Jacinta e Francisco Marto. A Irmã Lucía, que morreu em 2005, foi proclamada Serva de Deus e o processo de beatificação está em andamento.
Paulo VI, João Paolo II e Benedito XVI visitaram também o santuario.
Fonte: Zenit/Roma.
Recommended Posts

ANO DE SÃO JOSÉ: Papa Francisco celebra 150 anos do Padroeiro da Igreja
dezembro 13, 2020

Dom Júlio Endi Akamine completa mais um ano de vida
novembro 30, 2020

125 anos de relações diplomáticas entre Japão e Brasil!
novembro 05, 2020