CNBB: 55ª Assembleia Geral dos Bispos

O tema geral da Assembleia este ano é “Iniciação Cristã”.

A 55ª edição da Assembleia Geral dos Bispos (55ª AG), será realizada de 26/04 a 04/05 em Aparecida. São esperados para o evento mais de 400 bispos ativos e eméritos de todo o país, que compõem as 18 regionais da CNBB.

O tema geral da Assembleia este ano é “Iniciação Cristã”. O presidente da CNBB e arcebispo de Brasília, cardeal dom Sérgio da Rocha, explica a escolha desse tema: “Vamos recordar que estão em vigor as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja e que nelas uma das cinco prioridades é a Igreja como casa da iniciação cristã. Portanto, a Assembleia deste ano pretende trabalhar de maneira especial esse desafio […], pois a iniciação cristã se aplica àqueles que estão sendo iniciados na fé, sejam crianças, adultos ou jovens. Nós estamos precisando dar mais atenção à iniciação cristã, isto é, à catequese primeiramente, aos ritos de iniciação cristã, a começar do Batismo que precisa ser mais valorizado, mais bem preparado e vivenciado”, disse.

Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, explica: “O tema central da assembleia deste ano já vem sendo trabalhado em nossas comunidades há vários anos. Vamos retomar a reflexão sobre a ‘Iniciação à Vida Cristã’.

“A Igreja está em contínuo estado de missão, como nos adverte as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil. Isso significa que, a partir de uma reflexão sobre todo o conteúdo que traz o tema da iniciação à vida crista, teremos também de renovar os compromissos de uma ação missionária mais efetiva e iluminadora no âmbito de nossas comunidades e dentro da sociedade em que vivemos.

O Brasil precisa de cristãos atuantes e animados, corajosos e misericordiosos, para que as sementes do evangelho sejam plantadas no coração do Brasil e, ao brotar e crescer, espantem as ervas daninhas do egoísmo, da injustiça e da desigualdade que tanto flagelam a vida de nossas comunidades”, enfatizou o secretário-geral da CNBB.