Pe. Arturo Sosa é o novo Superior Geral da Companhia de Jesus

Pe. Arturo Sosa é o novo Superior Geral da Companhia de Jesus

36ª Congregação Geral elegeu o Pe. Arturo Sosa Abascal, SJ, como novo Superior Geral da Companhia de Jesus. O anúncio foi realizado no dia 14/10, em Roma, na Itália, em votação secreta que reuniu 217 jesuítas, dos mais diversos países.

O sacerdote venezuelano, de 67 anos, é o 30º sucessor de Santo Inácio de Loyola na Ordem e o primeiro latino-americano a assumir o cargo. Após a eleição, o nome do novo Superior Geral da Companhia de Jesus foi comunicado ao Papa Francisco – primeiro pontífice jesuíta na história da Igreja Católica.

“Sinto que preciso de muita ajuda. Começou um grande desafio. Esta é a Companhia de Jesus, então Jesus deverá ajudar-nos tendo muito o que fazer aqui conosco. Eu confio nos meus confrades que são muito bons, mas que a Congregação nos leve adiante com um bom grupo de trabalho e com orientações muito precisos porque este não é um trabalho de uma só pessoa, é um trabalho do corpo da Companhia. Eu farei o melhor possível, estou muito surpreso, muito grato ao Senhor e rezo por todos”, disse o novo Superior Geral em seu discurso de posse.

Pe. Arturo Sosa Abascal trabalhava atualmente em Roma, como membro do conselho do anterior Superior Geral, Pe. Adolfo Nicolás, SJ, que deixou o cargo após oito anos à frente da Companhia de Jesus, uma das maiores e mais importantes ordens da Igreja Católica.

 

Sobre o Pe. Arturo Sosa Abascal

Nascido em 12 de novembro de 1948, em Caracas, na Venezuela, Arturo Sosa Abascal entrou para a Companhia de Jesus no ano de 1966.

Graduado em Filosofia pela Universidade Católica Andrés Bello, em 1972, foi ordenado sacerdote no ano de 1977. Em 1990, obteve o doutorado em Ciências Políticas pela Universidade Central da Venezuela.

Entre 1996 e 2004, Pe. Sosa foi Superior da Província da Venezuela e, em 2014, assumiu o cargo de Delegado do Superior para as Casas Internacionais da Companhia de Jesus, em Roma.

Considerado uma das referências culturais e sociais mais importantes da Venezuela, o jesuíta publicou diversas obras, algumas sobre a história e a política venezuelanas.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV – Fotos: Divulgação

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *