JMJ 2016 – DOCAT – Doutrina Social da Igreja Católica para os Jovens

JMJ 2016 - DOCAT – Doutrina Social da Igreja Católica para os Jovens

Na Jornada Mundial da Juventude da Cracóvia, na Polônia, o Papa Francisco presenteará os peregrinos. Desta vez o presente será o DOCAT, que contém a Doutrina Social da Igreja.

A expressão “Doutrina Social da Igreja” designa o conjunto de orientações da Igreja Católica para os temas sociais. Ela reúne os pronunciamentos do magistério católico sobre tudo que implica a presença do homem na sociedade e no contexto internacional. Trata-se de uma reflexão feita à luz da fé e da tradição eclesial. O ensinamento social católico tem o valor de um instrumento de evangelização. Anuncia e atualiza a mensagem de Jesus Cristo em campos fundamentais da vida do homem. Grandes temas da doutrina social são: a família, o trabalho, a vida econômica, a política, a comunidade internacional, a proteção do meio ambiente e a promoção da paz.

Transformar a sociedade com a força do Evangelho sempre foi um desafio para os cristãos. E é nessa esteira que surge para nós o DOCAT, com um estupendo e desafiante prefácio escrito pelo Papa Francisco. O conteúdo do DOCAT ensina numa linguagem dialógica com perguntas e respostas, atraente e ilustrativa como os jovens cristãos podem mudar o mundo através da ação social e política com critérios enraizados nos ensinamentos do Evangelho. O livro que teve também a participação de jovens de diferentes países na sua elaboração e ilustração, e segue a mesma estrutura dos 12 Capítulos e as 3 partes do Compêndio da Doutrina Social lançado em 2004 no pontificado de São João Paulo II.

Papa Francisco nos diz: “Um cristão que não é revolucionário em nossos tempos, não é um cristão de verdade”. O DOCAT é portanto, segundo o Papa, para os jovens um manual para a revolução, uma resposta para a pergunta “o que deve ser feito”. Este manual estará disponível gratuitamente durante a JMJ para todo o mundo no formato de aplicativo – “DOCAT App”. Com apenas um clique em seus smartphones os jovens estarão dentro do DOCAT! Depois da JMJ estima-se que o “DOCAT livro” esteja finalmente disponível para jovens de todo o mundo, traduzido inicialmente para mais de 15 idiomas.

Fonte: Zenit 20/04/2016

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *